Os Elementais apresentam-se normalmente àqueles que possuem uma maior sensibilidade para poder vê-los, na forma que imaginamos que eles sejam.
Um exemplo disso é que as informações que temos sobre os Elementos da Terra - os Gnomos - é que são uns homenzinhos de mais ou menos 30cm de altura, possuem barbas compridas, etc... Por que se nos apresentam assim?
Porque eles sentem o que a nossa mente sente, vêem a imagem que produzimos a seu respeito, e assim eles se irão apresentar.
Em cada região, os Elementais se irão apresentar de uma forma diferente.
Por exemplo, se imaginarmos uma Ondina com pele clara, cabelos loiros e olhos azuis, as Ondinas, que são os Elementais da Água, irão se apresentar dessa forma, bem diferente de Iara, que também é uma Ondina, mas com aparência de uma Índia.
Mas o mais importante não é a aparência deles, e sim sabermos preservá-los perto de nós. Segundo algumas pessoas, são criaturas doces, maravilhosas, que nos podem ajudar, e muito, a todo momento, desde que sejamos puros, honestos e sensíveis.
Adoram ser tratados com muito amor e carinho e receber presentes.
São Espíritos da natureza, mais conhecidos como energias espirituais que habitam os elementos da Natureza.
Os principais e mais conhecidos são:
Os Gnomos na Terra
As Ondinas na Água
Os Silfos no Ar
As Salamandras no Fogo
Os elementais, não tem corpo físico tão denso como o dos homens, nem tão sutil como o dos anjos.
Ficam no meio e têm corpo energético, mente e espírito.
Os Elementais associam-se aos anjos e aos homens na tarefa de distribuir pelo mundo a energia divina, dedicam-se a cuidar de todas as manifestações da Natureza.
Vivem de trezentos a mil anos, antes de se desintegrar e voltar ao elemento do qual surgiram.